quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Happiness

Pois é, provavelmente todo esse desespero é culpa minha mesmo. Isso porque tem uma frase que de tempos em tempos volta sem o menor aviso e vem pra me dar um só grande tapa, do lado esquerdo do rosto, como que ultrajada por eu ter esquecido dela. Como um menino da roça desatento toma um novo coice por repetir o mesmo erro estúpido de andar atrás do gado.

"A felicidade só é real quando compartilhada."
Talvez ela nem seja totalmente verdade, mas talvez ela seja algo como 80 ou 90% verdade. E eu teimo em levar ela com leviandade, com pouca atenção.
É uma verdade geral humana, claro, e com certeza é exatamente por isso que as redes sociais e todo esse compartilhamento potencializado da vida social das pessoas existe com tanta força. Parece comercial mas não é: um momento feliz se torna realmenre mais feliz se você o compartilha mais.

Em situações mais extremas, o próprio sentido do momento se perde se ele não for vivido em grupo de nenhuma forma.

Eu ia agora refletir que isso só é assim porque existe algum valor humano que dá base e motivo pra essa condição. Um valor que de possível existência variável de um humano pea outro. Mas na verdade talvez seja exatamente diferente: por ser essa necessidade de compartilhar tão grande, talvez isso seja inerente a todos mesmo. Talvez possamos definir uma condição humana como algo mais basal que um valor, que pode se modificar.

Insegurança é uma condição humana.
Vida social é uma condição humana. (???)
Provavelmente é sim. Mas a vida social como necesidade não é desdobramento da condição insegurança?
Então vida social é uma necessidade psicológica, proveniente da condição insuperável sa insegurança.
Mas essa realização da felicidade apenas quando compartilhada não é exatamente ligado à insegurança... qual é a condição, a fonte na psique humana que dá existência à necessidade de compartilhar a felicidade?

Vamos ficar com esse pensamento por enquanto.

Boa noite,
aqui de uma Nova Iorque solitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário